Contador de Visitas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Karpov

Karpov na Bundesliga

Após muito tempo sem participar de competições (excetuando participações em provas rápidas) o lendário ex-campeão mundial Anatoli Karpov voltou a participar de torneios pensados. No dia 26, pela Bundesliga Alemã, defendeu a sua equipe Hockenhein. Após um final com peão a mais, porém, com bispos de casas opostas não conseguiu fazer valer sua vantagem, resultando em empate contra o IM Martin Kraemer.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Entrevista WFM Juliana Terao



Boa Noite a todos! Acaba de ser publicada no Xadrez Total, a entrevista que realizamos com WFM Juliana Terao. Espero que gostem!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Bronstein



David Ionovich Bronstein, 19 de Fevereiro de 1924, Bila Tserkva (próximo a Kiev), Ucrânia - Minsk, 2006.
Bronstein é sem dúvida um dos maiores nomes da história do xadrez, tendo chegado próximo de vencer o Campeonato Mundial em 1951, uma vez que seu match contra Botvinnik, terminou empatado em  12 x 12, o que favorecia o detentor do título. Entre seus títulos destacam-se Interzonal de Saltsjobaden, 1948; Campeonato Soviético, 1949; Moscou; 1959, Berlim; 1968, San José, 1974; Budapeste, 1977; Yurmala, 1978; Tallin, 1983. É considerado um dos principais escritores enxadrístico da história, seu livro sobre o Torneio de Candidatos - Zurique 53, é um marco no xadrez, considerado por muitos jogadores como o mais importante livro já escrito.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aeroflot Blitz 2012


Tradicionalmente um dia após a última rodada do Aeroflot Open, ocorre o Aeroflot Blitz. Sergey Karjakin foi o campeão. O Grande Mestre russo terminou com 15/18, em nove rodadas duplas, finalizando meio ponto à frente de Alexander Grischuk. O tempo de jogo foi de 3 minutos + 2 segundos de incremento por lance (blitz). Com a vitória Karjakin faturou a premiação de 7 mil Euros. Ressaltando que o evento será válido para lista de rating blitz da FIDE, que será publicada em Junho. A partir desse ano, passam a ter listas da FIDE para xadrez rápido e blitz.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aeroflot Open 2012



Finalizado hoje em Moscou o Aeroflot Open. O atual Campeão Polonês Mateusz Bartel terminou a competição com 6,5/9 terminando com a mesma pontuação que Korobov e Eljanov, porém, superando-os no critério de desempate. Com isso Bartel ganha o direito de disputar o Sparkassen Chess Meeting, em Dortmund, no mês de Julho.  

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

São Petersburgo 1909


Em 14 de Fevereiro de 1909, tinha início o Memorial Chigorin realizado pela primeira vez em São Petersburgo, o então Campeão Mundial Emanuel Lasker dividiria o primeiro lugar com Akiba Rubinstein.

Jogo de Xadrez Modelo Amazônia


Desenvolvido por Dirk Dagobert Van Riemsdijk no final da década de 70, e vindo a ser comercializado na década posterior, seu modelo tem como base o modelo Staunton, com linhas mais finas e elegantes. Seu desenho passou por alguns ajustes ao longo dos anos.  O Rei possui 10 cm e as demais peças seguem uma linha descendente em relação à ele. A largura da base é cuidadosamente planejada em relação à altura, para garantir perfeito equilíbrio às peças. Cada peça é fabricada a partir de um bloco único de madeira, sem emendas de qualquer espécie. É sem sombra de dúvidas o melhor jogo já produzido no Brasil.


Para ver a página pessoal com informações sobre os produtos que Dirk fabrica acesse o link http://www.xadreztotal.com.br/dirk/

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Yusupov



Artur Yusupov, Moscou, Rússia, 13 de Fevereiro de 1960.
Yusupov nasceu em Moscou, porém, hoje possui nacionalidade alemã. Aprendeu a jogar aos seis anos. Foi Campeão Mundial Junior em 1977, recebendo a titulação de Mestre Internacional neste ano e a de Grande Mestre em 1980. Foi vice-campeão soviético em 1979, Efim Geller foi o campeão. Com seus resultados em anos posteriores incluem-se como candidato ao título mundial em 1986, 1989, 1993 e 1995. É um destacado autor de livros de xadrez.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Jogo de Xadrez Modelo Zagreb 59


Modelo usado no Torneio de Candidatos que realizou-se de 6 de Setembro à 31 de Outubro de 1959 nas cidades de Bled, Zagreb e Belgrado, para determinar o desafiante do Campeão Mundial Mikhail Botvinnik. Mikhail Tal mostrou total domínio sobre seus adversários, vindo a vencer este torneio e no ano seguinte destronar Botvinnik. Estas peças caracterizam-se pelo modelo diferenciado, principalmente dos bispos e cavalos. Possui uma grande importância histórica.



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sveshnikov


Evgeny Ellinovich Sveshnikov, Cheliabinsk,(então URSS), Letônia, 11 de Fevereiro de 1950.
Sveshnikov é muito conhecido como escritor e teórico. Começou a  competir aos dezessete anos, tornando-se Grande Mestre em 1977, sua maior contribuição é o desenvolvimento de novas linhas da Defesa Siciliana e da Variante do Avanço da Defesa Francesa. Juntamente com seu amigo, o também GM Timoshchenko desenvolveu entre os anos de 60 e 70 a Variante Sveshnikov da Defesa Siciliana (1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6. 5.Cc3 e5 a Variante Sveshnikov continua com 6. Cdb5 d6.)

Jogo de Xadrez Modelo The Championship



Jogo de xadrez Timeless

É atualmente o modelo usado nos principais torneios internacionais e Campeonatos Mundiais. Quanto a sua forma não apresenta grandes detalhes, é um dos mais vendidos atualmente. Apresenta algumas variações quanto a forma do bispo, em alguns modelo o bispo é arredondado, em outros não. Outro aspecto importante que  o diferencia de outros jogos é o modelo do cavalo.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Torneio de Candidatos 2012

A Federação Internacional de Xadrez confirmou hoje as informações referentes ao Torneio de Candidatos 2012. O evento será realizado na cidade de Londres, Inglaterra, entre os dias 23 de Outubro e 13 de Novembro. Será organizado pela companhia recém criada "Agon", de Andrew Paulson. O empresário comprou os direitos da FIDE para organizar o próximo ciclo do Campeonato Mundial. Os participantes serão: Magnus Carlsen (Noruega), Levon Aronian (Armênia), Vladimir Kramnik, Alexander Grischuk e Peter Svidler (todos da Rússia), Vassily Ivanchuk (Ucrânia), Teimour Radjabov (Azerbaijão) e o perdedor do Match Anand x Gelfand, a ser realizado em maio.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Averbakh


Yuri Lvovich Averbakh, Kaluga, Rússia, 8 de Fevereiro de 1922.
Averbakh é atualmente o Grande Mestre mais velho vivo. Entre sua história cabe ressaltar que seu pai era alemão-judeu e sua mãe russa, nessa condição conseguiu sobreviver ao Holocausto e tendo passado um ano em Auschkwitz, em 1945. Seu primeiro grande triunfo foi o primeiro lugar no Campeonato Soviético de 1949, à frente de jogadores como Andor Lilienthal, Yakov Estrin e Vladimir Simagin. Se tornou Grande Mestre em 1952 e no ano seguinte participou do histórico Zurique 53. Em 1954 volta a vencer o Campeonato Soviético, agora à frente de Mark Taimanov, Viktor Korchnoi, Tigran Petrosian, Efim Geller e Salo Flohr. Em 1956 termina empatado empatado no Campeonato Soviético com Spassky e Taimanov, terminando em segundo no play-off. Destacam-se ainda suas vitória em Viena 1961 e Moscou 1962. Além de jogador Averbakh ainda foi um grande teórico compositor de finais, onde publicou mais de 100 estudos, jornalista de xadrez, tendo trabalhado nos principais periódicos russos da época além de Árbitro Internacional.

Match Kramnik x Aronian


Acontecerá no final do mês abril, um match amistoso, usado como preparação para o próximo Torneio de Candidatos. O contrato foi assinado em Wijk Aan Zee, onde Kramnik esteve visitando e Aronian participando do evento. Serão jogadas 6 partidas clássicas. Esta é a primeira vez na história do xadrez em que dois jogadores com +2800, vão se enfrentar em um match. O evento tem previsão de início para o dia 21 de abril. O anúncio foi feito pelo próprio Vladimir Kramnik, durante uma entrevista no torneio holandês.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Taimanov


Mark Taimanov, Jarkov, Rússia, 7 de Fevereiro de 1926.
Juntamente com Philidor, Taimanov foi o músico mas famoso da história do xadrez. Tendo alcançado o título de Grande Mestre em 1952, participou do histórico Torneio de Candidatos em Zurique 1953, terminando na 8ª colocação. Entre os anos de 1946 a 1956, esteve entre os 10 melhores jogadores do mundo. Participou do Campeonato Soviético em 23 ocasiões, sendo campeão 2 vezes. Ele é mais conhecido por sua derrota ante Fischer por 6 x 0 no enfrentamento de candidatos ao título mundial em 1970. Dentre suas principais conquistas destacam-se Campeonato da URSS em 1956; Dresden, 1959; Leningrado, 1960; Rostov, 1961; Reykjavik, 1968; Wijk Aan Zee, 1970; Bucareste, 1973; Albena, 1974; duas vezes campeão mundial de veteranos em 1993 e 1994.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Jogo de Xadrez Modelo Reykjavik




  

Iniciando hoje algumas postagens sobre alguns dos modelos de peças de xadrez mais famosos do mundo, começo pelo modelo Reykjavik. Fabricado especialmente para o Match pelo título Mundial em 1972, entre o americano Bobby Fischer e o soviético Boris Spassky, disputado na capital da Islândia, que dá nome ao modelo das peças, é um conjunto que chama a atenção pela bonita aparência, e com alguns aspectos interessantes como o cavalo francês clássico, o bispo arredondado e as ranhuras angulares na torre.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Short vence em Gibraltar!





Após 10 rodadas, dois jogadores terminaram empatados em 1º lugar. Hou Yifan empatou contra Shakhriyar Mamedyarov enquanto Nigel Short derrotou Krishnan Sasikiran, chegando ambos aos 8 pontos. Sendo assim foi necessário um play-off (10 minutos + 5 segundos de incremento) para definir o campeão. Na 1ª partida jogando com negras, a campeã mundial perdeu uma boa oportunidade na partida no lance 17, ao invés de 17...Bxe5, 17...Bh4!, Short usou toda a sua experiência e venceu com brancas. Na segunda partida uma repetição de posição foi tudo o que Short precisava para conquistar o título do torneio.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hou Yifan derrota Alexei Shirov!!!



Após derrotar nesse torneio grandes nomes do xadrez mundial, contando o duelo histórico contra Judit Polgar, hoje pela 9ª rodada em Gibraltar, a Campeã Mundial Feminina Hou Yifan derrota nada mais, nada menos do que Alexei Shirov! Pelo menos por enquanto, antes da 10ª e última rodada, ela soma 7,5/9!!! E vai para última rodada liderando o torneio.